Como registrar seu próprio domínio

Como registrar seu próprio domínio

Criar um domínio próprio, no Brasil, ficou muito fácil. Se antes era necessário ter um C.N.P.J para registrar, por exemplo, endereços “.com.br”, agora basta o C.P.F.
Assim, a partir deste ano qualquer pessoa física poderá ter o seu próprio endereço “.com.br”, ou qualquer outro.

Para registrar seu domínio:

Entre na página http://Registro.br (assim mesmo, sem o www).
Na Home há uma caixa de pesquisa com o título “ Verifique a disponibilidade de um nome de domínio” . Digite o nome que deseja registrar incluindo a extensão desejada, no caso, “.com.br”
Se o domínio já estiver registrado em nome de outra pessoa, surgirá a inscrição “Domínio já registrado”. Mas, neste caso, surgirão várias outras sugestões de nomes disponíveis.
Se o domínio estiver disponível, surgirá o texto “Domínio disponível para registro”. E aparecerá um link para as instruções.

As principais instruções do Registro.br são:

Como obter uma ID no sistema

Se você já possuir um site registrado no Brasil já possuirá uma identificação. Caso não possua, siga as instruções no cadastro de novos usuários para obtê-la.

A Identificação no sistema

Entre na página de entrada do sistema, digite o seu ID, a sua senha e clique no botão “entrar”. Se houver alguma dificuldade com a senha, há um ótimo apanhado de FAQs a respeito, no site. Siga as instruções do FAQ 2.20 para registrar uma nova.

Como cadastrar o domínio

Existem 3 opções. "Novo Domínio [Institucional / para Profissionais Liberais / para Pessoas Físicas]" Selecione a mais apropriada. (no nosso caso, pessoas físicas) e leia o Contrato para registro de domínio do Registro .br. Pressione “CONCORDO” e preencha o formulário. No canto superior do formulário, você deverá escolher a categoria apropriada. Se tiver dúvidas, verifique as definições.

Servidores DNS

O sistema solicitará os servidores DNS. Não há a necessidade de se informar agora. Você pode deixar em branco e informar posteriormente quando contratar o serviço de hospedagem. O Sistema lhe dá duas semanas de prazo para informar os servidores.

Enviando o formulário

Uma vez enviado o formulário através do botão “entrar”o sistema fará algumas verificações e você receberá um comprovante por com o número do pedido de registro. Este ticket estará disponível para consulta diretamente na sua tela de administração até que seja cancelado ou convertido em domínio.

Esperando pelo registro

Os pedidos são processados constantemente. Se o domínio que você solicitou estiver em uma categoria que dependa de algum envio de documentação, o pedido ficará suspenso até que você envie a documentação requerida. Assim que o domínio for registrado (normalmente não demora mais do que alguns dias) você receberá, por e-mail uma confirmação. Além disso, o Registro.br costuma enviar diversos documentos de ajuda para o seu novo domínio.

Diversas empresas de hospedagem oferecem o serviço de registro, mas eu, que vivo com a pulga atrás da orelha, prefiro registrar meus domínios e mantê-los sob a minha administração.

Fonte: Registro.br
Agradecimento: R.Silva, editor do excelente site Portal do Sol pela sugestão da pauta.

Nenhum comentário: