Milhares de discussões foram geradas nos fóruns brasileiros nos últimos dias com preocupações, por parte dos editores brasileiros com a implantação da atualização Panda na busca do Google. O Google tem insistido que, se o site for de qualidade, não haverá com o que se preocupar, já que não sofrerá alterações nos resultados das buscas.
A dúvida, no entanto, que fica é: "O que é um site de qualidade". Na prática, todos sabemos. O que não está claro é como a atualização Panda percebe se um site, artigo, post ou página é de qualidade ou não.
Nas atualizações anteriores um site era posicionado nas primeiras posições, principalmente devido ao seu Page Rank, mas diversos outros fatores influenciavam o posicionamento, como, por exemplo, a quantidade de vezes que alguém clicasse nesse site quando aparecesse nos resultados da busca. Parece que nada disso mudou mas o Google sugeriu uma série de reflexões em seu blog para webmasters para tranquilizar os editores:
"Você confiaria nas informações apresentadas neste artigo?
Este artigo é escrito por um especialista ou entusiasta do assunto ou é escrito por um leigo?
O site tem artigos duplicados, sobrepostos, redundantes ou artigos sobre os mesmos temas com variações de palavras-chave um pouco diferentes?
Você estaria à vontade para dar suas informações de cartão de crédito para esse site?
O presente artigo tem erros de ortografia, estilo, ou conteúdo?
Os tópicos do site teriam interesses genuínos dos leitores ou seriam desenvolvidos apenas para aparecer nos resultados das buscas?
O artigo fornece conteúdo original ou informações, reportagens originais, pesquisa original, ou análise original?
A página fornece um valor substancial quando comparada a outras páginas nos resultados de busca?
Quanto controle de qualidade é feito no conteúdo da página?
O artigo descreve os dois lados de uma história?
O site é uma reconhecida autoridade sobre o seu tema?
O conteúdo é produzido em massa de forma que as páginas não tenham tanta atenção ou cuidados?
O artigo é bem produzido, ou é desleixado e produzido de qualquer forma?
Para uma consulta relacionada à sua saúde, você confiaria na informação deste site?
Você reconheceria este site como uma fonte autorizada quando mencionado pelo nome?
O presente artigo fornecer uma descrição completa e abrangente do tema?
Será que este artigo contém uma análise profunda ou informação interessante que está além de óbvio?
É este o tipo de página que você deseja marcar e compartilhar com um amigo, ou recomendar?
O presente artigo tem uma quantidade excessiva de anúncios que distrai ou interfere com o conteúdo principal?
Você esperaria para ver este artigo em uma revista impressa, em uma enciclopédia, ou um livro?
Os artigos são curtos, sem substância ou sem detalhes úteis?
As páginas são produzidas com grande cuidado e atenção aos detalhes?
Será que os usuários queixam-se quando vêem páginas deste site?"
Segundo o Google, logicamente, o algoritmo prevê muito mais do que isso, mas ter em mentes os pontos acima já é um bom ponto de partida para quem desejar estar de bem com as buscas do Google.
Fonte: Google Webmaster Central
Um comentário:
Olá Dan!
Boa tarde!
Gostaria de saber algumas dicas para reduzir as solicitações de anúncio não correspondidas.
Agradeço a atenção.
Abraço
Julio
Postar um comentário