Muito se falou sobre as consequências da atualização Panda, nome carinhoso dado ao algoritmo Google para os resultados da busca. Diversos editores se sentiram afetados, mudanças ocorreram e houve muito tumulto em relação ao que seria bom ou não para que o Google colocasse o site nas primeiras posições da busca. Até hoje, 15 de julho de 2012 já houve uma série de versões do algoritmo Panda, a última em 25 de junho de 2012 (obrigado TDF pela tabela). O maior problema, no entanto parece que não está associado a essas atualizações, mas sim a um novo algoritmo que passou desapercebido por muitos (inclusive, confesso, por mim). Trata-se da atualização Pinguim (Penguin, em inglês).
Esta atualização foi lançada pelo Google no dia 24 de Abril de 2012 e teve uma nova versão em maio. Assim, como o Panda, o Pinguim visa punir sites que não oferecem uma boa experiência às pessoas que buscam determinados resultados na busca do Google. Entre os alvos do Pinguim estão os sites que violam as normas do Google para Webmasters, utilizando técnicas de black Hat SEO como o uso excessivo de detrminadas palavras chave e cloaking. Continua valendo a punição para sites que exibem publicidade em excesso em relação ao conteúdo e sites que exibem anúncios acima da dobra, apesar de o Google nunca ter definido, exatamente, que resolução utiliza para determinar em qual parte do site se encontra a dobra.
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