Pense no Google como um cliente

Acabo de receber da muito competente Samantha Spilla, assessora de imprensa da nbpress, um release com um artigo de um de seus clientes. O texto, assinado por Thiago Bacchin, Presidente do DBG - Digital Branding Group e CEO da Cadastra, agência de Search Engine Marketing focada em Performance online, discorre sobre o Google alertando o leitor a passar a vê-lo com outros olhos. Como todos sabem, não costumo, neste blog republicar releases ou artigos de outros sites, mas além de publicar o texto no Portal do Marketing, resolvi compartilhá-lo com os meus seguidores já que tem muito a ver com o foco do Dicas do Dan. Aí vai o artigo na íntegra:

"Google: o cliente mais exigente do mundo

Por Thiago Bacchin*

Há um ano, discorri nos eventos, rodas de network e reuniões que passei, sobre como obter mais resultados com menos (ou o mesmo) investimento, já que estávamos em clima de crise mundial, que felizmente passou distante do mercado de marketing online ou, pelo menos, das agências e veículos com mídias de performance.

Doze meses se passaram e é gratificante perceber o número de empresas tradicionais que estão transpondo barreiras culturais, investindo pesado na reformulação de seus sites e lojas virtuais, para entrar na disputa da atenção dos consumidores, que estão cada vez mais tempo conectados.

Mas também é triste constatar que, mesmo quem está entrando por último (pra valer) na Internet, ainda comete os mesmos erros dos primeiros: ignoram o seu principal cliente, o Google.

Sim, o Google é um cliente da sua empresa. Pode se tornar o principal cliente de toda sua empresa. Impossível? Vamos lá.

Apesar de você nem percebê-lo no dia-a-dia, ele está lá, visitando e armazenando todo conteúdo de suas páginas. É um cliente super assíduo, visita seu estabelecimento virtual todos os dias, muitas vezes diversas vezes ao dia.

E cada vez que ele visita seu site, ele faz questão de examinar dezenas ou até centenas de produtos disponíveis nele. Um por um.

Ele tenta entender para que serve cada produto, analisa a quantidade de informações que você possui e avalia se você oferece informações relevantes ou simplesmente dados que ninguém, literalmente, procura. Nem seu cliente mais assíduo consegue manter essa frequência de visitas diárias para saber o que tem de novo.

O Google é o cliente mais exigente que você possui. E ele quer ser seu amigo.

Apesar disso, ele nem reclama quando sua filial na web não está atendendo aos padrões de qualidade que ele determina. Até porque seu site passou pelo crivo dos clientes internos, ou seja, aqueles que serão responsáveis pela sua manutenção – sua equipe de TI, Marketing, Comercial e tantas outras áreas – e foi feito por uma agência renomada. O site também foi aprovado pelos clientes externos, os reais clientes e consumidores dos produtos e serviços da empresa.

O problema de não ser amigo do Google é que ele é amigo da maioria esmagadora dos mais de 65 milhões de internautas brasileiros.

Se você começar a tratar o Google bem, ou seja, ter atenção, cuidado e respeitar os padrões de qualidade que ele recomenda e necessita, aos poucos ele começará a simpatizar com o seu site.

E quando algum dos milhões de usuários perguntarem ao Google onde comprar um produto ou serviço, ele pode começar a indicar sua empresa nos resultados de busca.

Mas se você for uma empresa realmente bacana e fizer sucesso com seus outros clientes, os de carne e osso, e estes falarem bem de você por aí, o Google vai gostar ainda mais de você.

Você pode se tornar um dos sites mais indicados pelo Google para dezenas, centenas, milhares de perguntas sobre onde comprar produtos e serviços. E ele fará isso de graça.

Milhares, milhões de clientes potenciais encontrarão suas páginas. Suas vendas online terão um crescimento significativo. As vendas “off-line” também irão crescer, afinal, muita gente ainda usa a Internet para pesquisar e comparar preços e, só depois disso, ir à loja escolhida fazer a compra.

Mas amizade e confiança não se compram, se constroem com o tempo. Apenas com o tempo. A relação, quando bem construída, pode durar por muito tempo. Tudo depende se você vai dar atenção e carinho a este cliente tão exigente e tão rentável.

Para a maioria dos grandes varejistas online, como a americana Zappos, a busca orgânica representa a principal fonte de tráfego e receita do site, com ROI incomparável, conforme me informou pessoalmente Matt Burchard, Diretor de Marketing, em uma visita à Zappos no final de 2009. No Brasil isso não é diferente, mas ainda há muito terreno para ser explorado.

Para ficar bem posicionado nos resultados orgânicos do Google, Yahoo!, Bing e demais buscadores da Internet, é fundamental que o site atenda a mais de uma centena de critérios técnicos.

Assim como uma loja física precisa atender a muitos requisitos técnicos importantes, na web não é diferente, só mudam os tipos de recursos utilizados. A diferença é que se você atender a esses requisitos no seu site, boa parte da sua receita e rentabilidade acontecerão sem a necessidade de 1 Real de investimento em mídia.

Para ilustrar o potencial de resultados, citarei três casos de sucesso onde irei preservar os nomes dos clientes por questões estratégicas dos mesmos. O primeiro trata-se de um grande varejista brasileiro que, sabendo do potencial das buscas orgânicas, queria aumentar a receita originada dessa fonte.

Com foco na correção dos inúmeros aspectos técnicos que o Google considera para melhorar o posicionamento de um site, após 6 meses de projeto a loja virtual teve um incremento de 196% de visitas da busca orgânica, crescimento de vendas de 165% e um ROI acumulado de R$120, ou seja, para cada R$1 investido na consultoria do Projeto de SEO, retornou R$120 em vendas. Um ROI praticamente obsceno.

No setor de serviços, uma grande imobiliária investiu na ampliação da sua amizade, que já vinha de longo prazo com os robôs do Google. Menos de 1 ano depois, conseguiu dobrar as visitas que chegam não só através do Google, mas também do Yahoo! e Bing.

Na indústria, onde poucas empresas estão atentas para a Internet, um grande grupo em seu segmento precisava comunicar sua liderança e diferenciais ao mercado através do posicionamento do site nos mecanismos de busca e por méis das palavras-chave que remetem às suas soluções. Conseguiu incríveis 775% de aumento nas visitas ao site num período de 8 meses de projeto de SEO.

Explore mais e entenda o potencial do SEO (Search Engine Optimization) da sua empresa, claro, se você quer vender mais e contar com um ROI insuperável.

*Thiago Bacchin é Presidente do DBG - Digital Branding Group e CEO da Cadastra, agência de Search Engine Marketing focada em Performance online."

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dan,
Primeiro gostaria de agradecer, pois sempre leio o forum do adsense e as suas respostas sempre me ajudam!Meu nome eh Sofia eu moro no Japao e tenho varios blogs do blogger e ate hj achava que o ganho com o adsense era uma lenda rsrs, ate q este mes consegui receber meu primeiro pagamento! E lendo o forum do adsense, com os conselhos que encontrei la, consegui fazer com que meus blogs comecassem a dar dez vezes mais do que antes, estou muito feliz!Dan, por favor, gostaria que desse uma olhada no meu blog para ver se o posicionamento dos anuncios nao quebram nenhuma regra do google.Eu sei que vc deve ser bastante ocupado, mas quando puder por favor de uma olhadinha e se estiver algo errado corrijo em seguida. Meu blog http://kawwaii.blogspot.com
Muito obrigada, boa sorte, abs!

Ong Assopama disse...

Ola Dan,
Estava viajando na net como sempre faço, procurando novidades de croche e trico, quando deparei com o google, o q vc fala sobre ele, e fiquei sem falar o que li.
Sabe eu tenho blog, mas no meu orkut é onde eu coloco os meus artesanatos.
gostaria muito saber como faço para divulgar meus artesanatos e vender.
Porque falaram para mim que a internet é o meio de ganhar dinheiro, só não descobri onde.
Eu faço parte do publipt, só que até hoje (faz 2 anos) que nunca ganhei nada, eu entro, clico e perco tempo em ler anúncios, ganhar pontos e dinheiro é muito dificil, então não sei mais o que fazer.
Como vc deu dica aqui, peço para que vc me ensina como fazer para ganhar dinheiro.
Estou desempregada a 20 anos.
Estou cansada de bater nas portas das empresas da minha cidade e cidade vizinha e receber não por causa da idade.
Vc pode me ajudar?
Eu gostaria e muito.
Obrigada pela atenção.
AMLEAL1958@hotmail.com
Esse é meu endereço do MSN e do ORKUT.
Obrigada.
Ana de minas