Onde posicionar meus anúncios? a nova ferramenta Browser Site

Uma pergunta recorrente, principalmente no forum oficial AdSense é se os anúncios de determinados editores estão bem posicionados. Apesar de todas as valiosas informações oferecidas pelo Google nas suas dicas de otimização, as pessoas continuam insistindo nos mesmos erros básicos, como colocar anúncios no final da página ou escondido do lado direito do site.

Outro erro corriqueiro é esquecer a dobra do navegador. Dobra é o ponto de fronteira entre o que o usuário vê em seu site sem ter que rolar a página. Qual é esse ponto em sua página? ninguém sabe, já que você tem que descobrir que resolução de tela o usuário deverá estar usando. Normalmente, utilizamos nossos sites para resoluções mais altas, esquecendo que a grande maioria de visitantes ainda utilizam o 800x600. Mas, isso é um dado que você pode obter no Analytics ou nos relatórios de visita do sua empresa de hospedagem.
A Dobra começou a me chamar a atenção há algum tempo atrás durante uma apresentação do Google aos editores do AdSense. Nessa reunião, disponível em vídeo, entendi que no mundo ocidental as pessoas "liam" os sites da esquerda para direita e de cima para baixo. (parece óbvio, não?) como bom catedrático de Marketing que sou (risos) já entendia esse aspecto em jornais, revistas e outros meios, então, por que não nos sites?
O caminho da leitura forma um "F" no site, ou seja, visualize seu site, imagine uma grande letra "F" tomando toda a tela, e tenha certeza que os pontos onde a letra se sobrepõe ao site são os mais nobres (e mais vistos).
Outra ferramenta, agora lançada pelo Google ajudará os editores a fazerem experiências com posicionamento de anúncios e descobrir quantos porcento dos seus usuários estarão visualizando os anúncios.
Trata-se do Browser Size. um programa online que mostra, ao vivo e a cores (literalmente) as áreas do site que estão sendo vistas por 100% dos visitantes, as áreas que estão sendo vistas por 98%, 95%, 90% e assim sucessivamente até 9%. (imaginem colocar os anúncios nessa área: um espaço do site onde apenas 9% dos visitantes estão visualizando...

O programa pode ser acessado pela URL http://browsersize.googlelabs.com/
Uma vez aberto, uma caixa solicita que você digite a URL do site que deseja analisar. O site abrirá "embaixo" dos gráficos do "Browser Size" e através de diversas áreas você poderá analisar as áreas que atingem 90% ou que atingem os 9%.

Veja, por exemplo, a imagem abaixo. Trata-se deste blog com os anúncios colocados no meio da janela, à direita das postagens.:



O que podemos tomar como análise?

1. 99% dos visitantes estão vendo o título da postagem
2. 98% dos visitantes estão, pelo menos, vendo os dois primeiros links do bloco de anúncios AdSense.
3. 95% dos visitantes estão vendo o bloco inteiro.
4. Apenas 50% dos visitantes conseguem enxergar os meus seguidores.

Imaginem, portanto, que eu colocasse os anúncios na barra direita do msite. Acima ou abaixo dos seguidores. Quantas pessoas veriam os anúncios? algo entre 10 e 50%.

O curioso é que grande parte dos editores coloca os seus anúncios neste local.

Vejamos um segundo exemplo, quando mudei o bloco de anúncios para o lado esquerdo das postagens:




99% dos visitantes já tem acesso visual a pelo menos 2 dos links do bloco de anúncios. Pode parecer uma diferença pequena, mas pode ser significativa no acúmulo dos meses...

Assim, amigos, carreguem o Browser Size, façam as suas modificações e bons ganhos.

Nenhum comentário: