Dobra de Página, Anúncios e Posicionamento nos resultados de busca do Google

No dia 19 de janeiro, uma postagem do Google no blog oficial de Webmasters deixou o mercado em polvorosa. Depois do trauma da atualização Panda, outra mudança nos algoritmos prometia punir páginas cujo conteúdo não aparecesse acima da dobra. Houve desde então muita discussão a respeito de definições de dobra, o que seria conteúdo, se o menu de navegação é conteúdo ou não, se junto com o conteúdo poderia haver anúncios, se apenas os sites com anúncios acima da dobra seriam punidos, se a mudança valeria para o Brasil. A verdade é que muitos editores brasileiros se adiantaram às confirmações e já passaram a mudar seus lay-outs, jogando os anúncios para um posicionamento abaixo da dobra. O texto que gerou a polêmica pode ser lido abaixo. É assinado pelo (talvez mais competente e conhecido) engenheiro do Google Matt Cutts, que ostenta o título de “Engenheiro Emérito do Google”:

Esta é a íntegra do aviso:

“Em nosso esforço contínuo para ajudar a encontrar mais sites de alta qualidade nos resultados da pesquisa, hoje estamos lançando uma mudança algorítmica que olha para o layout de uma página web e a quantidade de conteúdo que você vê na página ao mesmo tempo quando você clica em um resultado.

Como já mencionado anteriormente, ouvimos reclamações de usuários que quando se clica em um resultado e é difícil encontrar o conteúdo real, eles não ficam satisfeitos com a experiência. Em vez de rolar a página para baixo após uma série de anúncios, os usuários querem ver o conteúdo imediatamente. Portanto, os sites que não têm muito conteúdo "acima da dobra" podem ser afetados por esta mudança. Se você clicar em um site e na parte do site que você vê em primeiro lugar não tiver muito conteúdo visível acima da dobra, ou dedica uma grande parte da área visível do site para anúncios, isso não é muito bom para uma boa experiência do usuário. Estes sites não serão classificados nas buscas em uma posição alta, doravante.

Entendemos que a colocação de anúncios acima da dobra é bastante comum para muitos sites, esses anúncios frequentemente oferecem um bom desempenho e ajudam os editores a monetizar o conteúdo online. Esta mudança algorítmica não afeta os sites que colocam anúncios acima da dobra em um grau normal, mas afeta sites que vão muito mais longe para sobrecarregar o topo da página com os anúncios a um grau excessivo ou que o tornam difícil de encontrar o original e real conteúdo da página. Esta melhoria novo algoritmo tende a impactar sites onde há apenas uma pequena quantidade de conteúdo de conteúdo visível acima da dobra ou é persistentemente empurrado para baixo por grandes blocos de anúncios.

Esta mudança algorítmica irá afetar menos de 1% das buscas globais. Isso significa que em menos de uma em cada 100 pesquisas, um usuário típico pode notar uma reordenação de resultados na página de pesquisa. Se você acredita que seu site foi afetado pela mudança do algoritmo de layout de página, pense em como as suas páginas utilizam a área acima da dobra e se o conteúdo da página é obscurecido ou difícil para os usuários de discernir rapidamente. Você pode usar nossa ferramenta de Tamanho Browser, entre muitos outros, para ver como seu site ficaria sob diferentes resoluções de tela.

Se você decidir atualizar seu layout de página, o algoritmo de layout de página irá, automaticamente, refletir as mudanças e nós reindexaremos e processaremos as páginas de seu site o suficiente para avaliar as alterações. Quanto tempo levará dependerá de vários fatores, incluindo o número de páginas do seu site e com que eficiência o Googlebot poderá rastrear o conteúdo. Em um site típico, poderá levar várias semanas para o Googlebot rastrear e processar as páginas a ponto de refletir as alterações de layout no site.

No geral, o nosso conselho para os editores continua a centrar-se em entregar a melhor experiência possível em seus sites e não se concentrar em algum algoritmo específico. Esta mudança é apenas uma das mais de 500 melhorias que esperamos neste ano. Como sempre, por favor envie seus comentários e perguntas no nosso fórum de ajuda do webmaster.”

2 comentários:

Edu disse...

Olá Dan, andei fazendo uma pesquisa sobre o posicionamento dos anúncios e acabei parando aqui no seu blog. Queria saber sua opinião sobre meu site e a posição dos anúncios. Pois fiquei meio confuso com esta história de acima da dobra poder dar problema:

hipernews.net

Josias disse...

Não entendo o que é acima da dobra.