Por que o CPC do AdSense cai com o tempo?

Por que o CPC do AdSense cai com o tempo?

Tenho visto muitos editores em dúvida quanto ao CPC gerado por seus anúncios AdSense. No fórum, por exemplo, não se passam mais de duas semanas antes que alguém retorne com a pergunta: "Meu CPC caiu. Alguém pode me ajudar a explicar?".
Apesar de ter respondido diversas vezes a essa pergunta, resolvi colocar um post a respeito com mais explicações.
Antes de mais nada, há que se entender o que é CPC. Trata-se de um resultado da conta "ganhos" dividido pelo "número de cliques". Dessa forma obtemos o custo médio por click.
Normalmente são duas as reclamações dos editores:

a) o CPC começa alto pela manhã, e cai com o decorrer do dia, e,
b) o CPC é alto em sites novos, e conforme o site cresce e as impressões aumentam, o CPC cai.

Praticamente, o motivo é o mesmo para as duas situações, mas pode haver um diferencial. Se não, vejamos:

O CPC começa alto pela manhã e cai durante o dia.

Os anunciantes que aparecem primeiro nos sites são aqueles que "compraram"espaço através da segmentação (anúncios por posicionamento), ou que ganharam o leilão. Por esse motivo, são os que melhor pagarão a um click.
Conforme o tempo vai passando, esses anunciantes vão saindo e deixando o lugar para outros anunciantes que pagam menos, reduzindo, dessa forma, o CPC médio no decorrer do dia.

O CPC cai depois que o site cresce

Essa é a maior reclamação dos editores. Muitos se deslumbram com os altos ganhos gerados por 5 ou 10 cliques, cujo CPC não se repete quando os cliques chegam às dezenas ou aos milhares. Um dos motivos é o mesmo apontado anteriormente, e, outro que não se pode esquecer, é que os anunciantes tem uma verba disponível por dia. Uma vez esgotada essa verba, os anúncios não são mais exibidos. Assim, se um anunciante aparece em teu site e em mais uma dezena, quando a verba se esgotar, deixará de ser exibido, mesmo que ninguém tenha clicado no anúncio em teu site, e, em seu lugar aparecerão anunciantes com CPC menor.

Assuntos Relacionados:

O que é CPM?

O que é CPC?

13 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que o CPC anda baixo até na parte da manhã.

Anônimo disse...

Cara o que é cpc? e onde eu vejo?, eu tenho algumas duvidas já faz um tempo q eu add o adsense e ainda naum ganhei nada, é como se naum estivesse contando os cliques , e eu fiz um segundo blog e eles naum mandaram nenhum e-mail comentando nada, pq? isso é normal e sem quere eu acabei colokando 4 blocos no meu blog pq um já veio com o template q eu coloquei isso unterfer? me responda por favor nem q seja por comentario, valeu.

Dan disse...

virtualz1, se você não ganhou nada, com certeza há alguma coisa errada com a inserção dos anúncios. Você disse que o template já veio com um bloco. O criador do template pode ter bloqueado os ganhos do teu anúncio e estar contabilizando apenas os dele. Um bom lugar para colocar essa dúvida é o forum do AdSense. Lá, eu, assim como outros editores poderão te ajudar. o link é:

http://groups.google.com/group/adsense-help-pt/topics?pli=1

Anônimo disse...

cara...vc sabe me explicar isso...eu vejo o relatório e esta um valor que ganhei...daqui alguns minutos o valor diminuiu

e tb...ontem tive 114 cliques com um valor de cerca de 9 centavos o clique...só que hoje estou com quase o mesmo tanto de cliques e com a metade do valor

se poder me ajudar agradeço

abraços

Unknown disse...

Ola Dan...

Nos primeiros dias tive alguns pequenos lucros com o Adsense. Mas faz tempo que não rende mais nada. Gero os relatórios, aparecem números razoáveis de consultas e cliques, mas os ganhos estão sempre zerados.

O que pode estar acontecendo?

Abraços

Marcio Scheibler

J Renato disse...

Dan
Realmente tenho notado que 2 paginas minhas, exatamente as que tem o maior número de visitas, o CTR aumentou através de posicionamento de anuncios, mas rendimento destas páginas cairam muito recentemente.

Além do que voce disse, e isto é apenas uma especulação minha, será que o Google não está jogando estas páginas para o "Smart Price"?

Me parece que, (especulando) o AdSense estuda os anúncios que cujos clicks são convertidos em metas e vendas.
Exemplo: Um anuncio pode valer muito em um site, e pouco em outro através da avaliação do Google, independentemente do valor pago pelo anúnciante no AdWord.

Renata Fraia disse...

Dan,

Você acredita, então, que seja coerente deixar 3 blocos de anúncios apenas logo pela manhã quando os melhores anunciantes aparecem?

Então, após as 10:00 da manhã eu poderia tirar 1 deles (o que rende menos?). Tudo isso para não ver o CTR caindo ao longo do dia e com ele os ganhos.

>> Quem me indicou esse texto foi o TDF, lá no fórum do Adsense, quando eu postei esta pergunta:
http://productforums.google.com/forum/#!category-topic/adsense-pt/relat%C3%B3rios-e-ganhos/Bai24loETYc

Abraços,

Resita

Luiz Takara disse...

Ótimo artigo Dan, tenho reparado isso nos meus blogs. Principalmente o www.portaldedicas.com.br que trata de assuntos variados, tem artigos que disparam em determinados dias/semana/mês e tem cpc muito diferente de outros constantes. Mas com relação aos ganhos tinha essa dúvida com relação ao valor diminuir durante o dia.

também agradeço pelos ótimos artigos de marketing de sua autoria, me ajudaram muito.

Carlos disse...

apesar de antigo o texto ainda dá uma boa base e com uma linguagem bem simples. Eu estava perdido nesse assunto e fui pesquisar, então caí aqui e finalmente compreendi como funciona. Obrigado!

Anônimo disse...

Gente sinceramente... estou tendo mais de 650 cliques por dia e meus ganhos diarios nao passam de 25 a 28 reais... Desse jeito nao compensa quebrar a cabeça para postar videos interessantes com os ganhos tão baixos!!! Sinceramente...

Anônimo disse...

cheguei a fazer 30 dolares em poucas em menos de uma hora tempo atras hj é complicado

Anônimo disse...

cheguei a fazer 30 dolares em menos de uma hora hj é complicado

Anônimo disse...

cheguei a fazer 30 dolares em menos de uma hora hj é complicado