CPA é a abreviatura de Cost Per Action, ou Custo por Ação em português. Se refere ao pagamento de um anunciante a um editor que exibe os anúncios apenas quando é disparada alguma ação. Entre as ações do CPA podem ser incluídas as vendas, downloads, preenchimento de cadastros, resposta a questionário ou pesquisa, ou outras. O anunciante sempre irá avisar ao editor que exibe os anúncios qual será a forma de ação e o pagamento equivalente. Assim, um anúncio poderá pagar um valor único, por preenchimento de cadastro, por exemplo, ou múltiplo, quando o usuário preenche o cadastro e efetua uma compra.
Geralmente o preenchimento de cadastros ou respostas a questionários ou pesquisas pagam valor absoluto. Pode ir de alguns centavos a um ou dois dólares, em média. Já pela venda os anúncios por CPA pagam uma porcentagem do valor. Dependendo do tipo de produto, essa porcentagem pode ir de 2 a 10% do total da compra. Normalmente este tipo de anúncio gera um cookie na máquina de quem clicou para beneficiar o editor. O cookie tem validade de algumas horas a alguns meses e serve para pagar o editor caso o comprador tenha clicado em determinado dia no anúncio, e tenha deixado para comprar alguns dias depois, assim, o anunciante pagará o devido ao editor já que foi através dele que o comprador efetuou a compra, ainda que, não no mesmo dia do primeiro clique.
Leia também:
O que é CPM?
O que é CPC?
Nenhum comentário:
Postar um comentário